Instituto By Brasil: Inovação para o Setor de Componentes para Calçados


Patentes

Através de um convênio com o Profint - INPI,  a Assintecal e o Instituto By Brasil recebem mensalmente um levantamento das patentes relacionadas ao setor coureiro calçadista,  depositadas nos principais escritórios de Patentes do mundo.

 

APARATO AMORTECEDOR HOMOGÊNEO DE PISADA APLICADO EM SOLADO DE CALÇADO

Inventor: Urias Francisco Cintra

Nº PI 1001642-2 A2

Representado por uma solução inventiva onde o objetivo principal reside em conferir uma distribuição de amortecimento homogenia ao longo de toda a área da planta dos pés do usuário, conferindo conforto e ainda prevenção de possível lesão de natureza ortopédica, sendo que para tal foi idealizado um aparato (A) que é montado sobreposto a um componente solado (B), sendo que dito aparato (A) é formado por uma pluralidade de nichos (lb) que garantem a referenciada homogeneidade, em detrimento de soluções antecipadas no estado da técnica, onde o amortecimento é verificado de forma concentrada apenas na parte traseira dos pés.

 

SOLADO PARA CALÇADO

Inventor: Calçados Azaléia S.A

Nº PI 1002468-9 A2

Refere-se a presente patente de invenção a um solado (1) para calçados, que compreende uma nova disposição de solado (1) para calçados com sistema de amortecimento do tipo Tronco Cônico inserido em corpo modelado, fabricado em Tiaterial termoplástico e apresentando maior amortecimento no momento da entrada e propulsão na saída da passada, além da leveza, flexibilidade, estabilidade e conforto.

 

SISTEMA DE AMORTECEDOR INFLÁVEL APLICADO EM CALÇADOS

Inventor: Eli Jose Tiburcio

Nº PI 1002880-3 A2

A presente patente de invenção de um sistema de amortecedor inflável aplicado em calçados tem por finalidade realizar a absorção de impacto entre os pés do usuário e o solo através da utilização de uma câmara de ar inflável que propicia um caminhar mais confortável e seguro, uma vez que apesar da câmara de ar estar localizada na parte posterior do calçado (calcanhar), seu efeito prolonga-se para toda a planta do pé. O dito sistema de amortecedor inflável aplicado em calçados utilizado para propiciar um andar mais suabe e seguro é constituído por uma câmara de ar (1) com rebaixos (4) nas partes centrais, tanto superior quanto inferior, tendo dois furos (5) que interligam essas partes, caracterizadas por serem regiões em baixo relevo. Nota-se que a câmara de ar (1) fica localizada entre a sola (6) e o estabilizador (9), e é transpassada pelos dois pinos de encaixe (8) que são ligados ao ressalto (7) da sola (6), de forma que os pinos transpassam a câmara através dos furos (5) até tocarem na parte inferior da tampa (12) que, através da fixação pela rosca (11), veda a área vazada (10) do estabilizador (9) dotado de anel de encaixe (13) para proteção do bico que proporciona eficiência na absorção de impacto, durabilidade e praticidade, principalmente para os fabricantes de calçados, uma vez que o invento é multiuso.

 

NOTICIAS PROCEDENTES DE PATENTES INTERNACIONAIS

 

PALMILHA PARA SAPATO

Depositante: Treksta

Número: EP 2 438 827

A presente invenção se refere a uma palmilha instalada dentro de um sapato para entrar em contato com cada porção da sola da frente do pé humano A, meio do pé C e parte posterior do pé B, que é feita por uma pluralidade de materiais com graus variáveis de dureza dependendo da região da palmilha, onde os materiais respectivos são combinados para formar uma única camada. Preferivelmente, a palmilha para um sapato inclui: uma placa base (10) com qualquer um dos buracos (11) da parte da frente do pé, um buraco do meio do pé (13) e um buraco da parte posterior do pé (12) formados lá correspondendo a uma das regiões respectivas do pé A, B e C; e uma placa interna (20) incluindo um suporte ou mais da parte frontal do pé (21), um suporte do meio do pé (23) e um suporte da parte posterior do pé (22) a ser inserido em um dos buracos (11), (12) e (13) respectivamente, onde a placa base (10) e a placa interna (20) são fabricadas com materiais com graus variantes de dureza um relativo ao outro.

 

UMA UNIDADE DE SOLA PARA UM CALÇADO

Depositante: C&J Clark International

Número: EP 2 443 952

É fornecida uma unidade de sola com elementos elásticos do estrutura principal 14, 15 e um membro de alma de aço substancialmente rígido e tubular 13. No uso, a alma de aço tubular suporta a forma do pé e matem a curvatura do lado de baixo 19 da unidade da sola enquanto os elementos do estrutura principal 14, 15 fornecem o mesmo amortecimento para o pé. O membro de alma de aço tubular 13 pode ser adaptado para hospedar pesos removíveis que podem ser usados para aumentar o nível de exercício durante caminhadas.

 

SALTO DE SUSPENSÃO

Depositante: TBL

Número: US 2012/0085002

Um salto de suspensão é fornecido para o uso em calçados, como sapatos de salto alto, para fornecer amortecimento ao usuário. O salto de suspensão inclui uma haste de salto conectada à sola do sapato e um plugue compatível de salto preso à haste do salto. A haste inclui uma cavidade ou outro receptáculo para receber o plugue. O salto de suspensão fornece amortecimento assim como estabilidade para o usuário do sapato, enquanto mantendo um estilo estético. Um detalhe de alivio formado pelo plugue e haste fornece compatibilidade ao comprimir quando uma força é aplicada. Por exemplo, ao que uma pessoa caminha com os sapatos, o contato do solo aplica uma força no salto de suspensão. O detalhe de alivio deforme ou comprime em resposta à força, atenuando-o e fornecendo amortecimento ao usuário.

 

ENTRESSOLA PARA UM SAPATO

Depositante: Jione FRS Corporation

Número: US 2012/0079747

É revelada uma entressola para um sapato que é capaz de desempenhar de forma segura a função de dispersão de impacto e a função de rotação do mesmo pé, que é capaz de fazer com que o usuário sinta a base macia com o pé com uma sensação boa de aterrissagem enquanto caminhando ou parado, que seja capaz de distribuir o peso do usuário nos pés e minimizar a fadiga do pé enquanto parado, caminhando ou correndo de tal maneira que promova o conforto e a saúde do usuário, e que seja capaz de fornecer uma aparência atraente ao sapato. Um membro de reforço é embutido entre uma entressola superior e uma inferior. O membro de reforço inclui uma placa de reforço no formato do pé e uma pluralidade de abas salientando para ambos os lados da placa de reforço, na qual pontas externas das asas são repetidamente circuladas alternadamente para cima e para baixo. Uma pluralidade de ranhuras é formada em ambos os lados de uma superfície de base da entressola superior. Uma pluralidade de nervuras é formada em ambos os lados da entressola inferior. As nervuras correspondem a abas do membro de reforço. As abas são expostas para fora da entressola.

 

SAPATO COM ABERTURA DE PÉ NO CALCANHAR

Depositante: Converse

Número: US 2012/0079746

Materializações da presente invenção se referem a construção de um sapato que inclui uma porção de calcanhar que pode ser desprendida do cabedal. O desengate da porção de calcanhar do cabedal permite que a porção de calcanhar dobre para longe do cabedal, que expõe uma abertura final de calcanhar que um pé pode passar para entrar no sapato. Além disso, um material de amarração elástico pode ser usado para permitir que o sapato absorva energia exercida nele por um usuário sem desprender a porção de calcanhar do cabedal.

 

SUPORTE DE CONTRAFORTE DE CALCANHAR PARA SAPATO

Inventor: Sang-Ok Shim

Número: US 2012/0096742

Um suporte para contraforte de calcanhar para sapato pode permitir que um usuário coloque vários tipos de sapato convenientemente, como sapatos baixos, atléticos e uma calçadeira, e pode evitar que o contraforte dobre. O suporte, que é embutido nos cabedais do contraforte de calcanhar de um sapato inclui: um membro de suporte que é formado no mesmo arco que o contraforte de calcanhar como sendo visto do plano, é unido a uma ponta inferior da sola de um sapato, e é feito de resina sintética rígida; e uma porção mantenedora de tensão em forma de arco que é unida a uma porção final superior do membro de suporte e é feita com resina sintética macia para naturalmente elevar o contraforte de calcanhar. A porção mantenedora de tensão tem uma ponta superior que é inclinada um pouco para frente para que um usuário possa facilmente inserir o pé no sapato.

 

ELEMENTOS ATENUANTES DE IMPACTO MONTADOS DE FORMA REMOVÍVEL EM CALÇADOS OU OUTROS PRODUTOS

Depositante: Nike

Número: US 2012/0090200

Calçados possuem uma estrutura de sola que se estende ao longo do comprimento longitudinal do calçado dentro da região da parte dianteira do pé, da região central do pé e da região do calcanhar do calçado. Uma ou mais inserções removíveis podem ser inseridas em pelo menos uma porção da estrutura de sola em qualquer região desejada. Várias inserções removíveis podem ser inseridas e removidas da estrutura de sola do calçado. Um usuário poderá conseguir comparar as características de cada inserção removível. Tal processo poderá ajudar um usuário a determinar as características mais favoráveis em um calçado; poderá facilitar testes de estruturas de sola ou outros componentes de um sapato para um fabricante ou criador de sapatos; poderá ajudar a treinar usuários que testarem os sapatos para tal fabricante ou criador; poderá melhorar a versatilidade de um único caçado; e similares.

 

SAPATO PERMEÁVEL AO VAPOR COM SOLA A PROVA D’ÁGUA E PERMEÁVEL AO VAPOR

Depositante: Geox

Número: WO 2012/041637

Um sapato permeável ao vapor (10) com sola a prova d’água e permeável ao vapor que inclui uma montagem de cabedal (11) e uma sola (12) que é unida à montagem do cabedal e inclui uma estrutura (13) feita com material a prova d’água que tem uma parte (14) e pelo menos uma região (15) que é permeável ao vapor de água, pelo menos uma membrana a prova d’água e permeável ao vapor (16), que cobre a região (15), em direção ao interior do sapato (10), pelo menos um elemento protetor (17), que cobre pelo menos parcialmente a face inferior (16a) da membrana (16), pelo menos um escudo protetor (18) que é a prova d’água e permeável ao vapor, cobre a região (15) e é substancialmente interposto entre a região e o elemento protetor (17), o escudo protetor sendo selado de maneira a ser a prova d’água na estrutura em pelo menos uma zona (13a) que é periférico à região.

 

CALÇADO COM UMA SOLA E UM CABEDAL QUE SÃO TROCADOS MUTUAMENTE

Depositante: Vincent Rubin

Número: WO 2012045977

A invenção se refere a um calçado (1) feito com uma porção inferior ou base (2) e um salto (4). Tal base com uma porção superior ou cabedal montado ali, onde uma das partes formando a base ou o cabedal (5) é respectivamente trocada relativa uma com a outra através de meios retrateis de ligação colocados de maneira complementar no perímetro da base (2) e cabedal (5).

 

CALÇADO

Depositante: Philip John Hoken

Número: WO 2012/048370

Uma tira que retém o pé para um calçado, a peça do calçado incluindo uma sola com uma abertura, a tira com uma ponta para ser inserida na abertura, a ponta incluindo uma porção de engate de forma a ser solta para engatar a uma peça com forma para limitar o movimento através de uma abertura, onde a porção de engate inclui uma primeira flange e a peça inclui uma segunda flange, a primeira e a segunda flanges configuradas para engatar uma a outra para limitar a liberação da porção de engate da peça.

 

MONTAGEM DE SOLA PARA CALÇADOS COM CARACTERÍSTICAS DEPENDENTES DE POSTURA

Inventores: Michael S. Amos, Petre Gheorghian, Martine I.V. Mientjes, Erez Morag

Depositante: Nike

Número: US 2012/0036739

Um calçado inclui um cabedal e uma montagem de sola. A montagem de sola inclui um primeiro membro que é acoplado ao cabedal e um segundo membro que é acoplado de forma móvel ao primeiro membro. O primeiro membro se move em relação ao segundo membro em resposta a uma primeira carga direcionada ao longo de um primeiro vetor, e o primeiro membro se acopla ao segundo membro em resposta a uma segunda carga direcionada ao longo de um segundo vetor.

 

ESTRUTURA DE SOLA COM ELEMENTOS DE TRAÇÃO

Depositante: Nike

Número: WO 2012/021286

Uma estrutura de sola para um calçado pode incluir um membro de armação (5) com uma abertura continua (15) com porções localizadas na parte frontal do pé, central e posterior. Uma pluralidade de elementos de tração (16) podem se estender para fora do membro de armação. Uma meia-sola compressível (4) pode ser ligada a superfícies superiores do membro de armação. Uma placa de suporte flexível (20) pode ser ligada a meia-sola. A placa de suporte flexível pode atravessar substancialmente toda a abertura do membro de armação e ter uma superfície inferior exposta em pelo menos uma região frontal do pé. A placa de suporte pode ser isolada do membro de armação pela meia-sola compressível. Uma pluralidade de elementos secundários de tração (21) pode ser integral e se estender para fora da superfície inferior exposta da placa de suporte.

 

SOLADO RESISTENTE AO USO

Depositante: Nike

Número: EP 2 420 152

Um calçado pode ter um solado (2) com zonas múltiplas de contato (8-12). Cada uma dessas zonas de contato (8-12) pode incluir regiões de perímetro formadas por um material elastomérico mais rígido e elementos de tração (31) formados por um material elastomérico mais macio. Os elementos de tração (31) dentro de uma zona de contato em particular podem geralmente ser planos e alinhados paralelamente ao longo da direção de orientação para essa zona de contato. Quando não deformados, os elementos de tração (31) em uma zona de contato pode se estender para fora do solado além das regiões de perímetro (30) dessa mesma zona de contato. Em resposta a uma força de cisalhamento resultando da atividade do usuário de um sapato, os elementos de tração (31) podem ser deformáveis para assentarem dentro de um volume formado pelas regiões de perímetro (30).

 

SUPLEMENTO PARA SOLA DE SAPATO PARA DISTRIBUIÇÃO DE PRESSÃO

Depositante: Aetrex Worldwide

Número: US 2012/0023776

Materializações da presente invenção são dirigidas a um suplemento de sapato que pode fornecer maior conforto a um usuário e especificamente aliviar a pressão localizada, melhorando assim a saúde do pé e aliviando condições danosas e/ou dolorosas. O suplemento pode incluir uma placa de moderação de pressão e um ou mais enchimentos de pressão fixos de forma removível e substituível à placa moderadora. O suplemento também pode incluir um material ou camada de amortecimento.

 

CALÇADO COM SOLADO ABERTO

Inventor: Kevin R. Rosin

Número: US 2012/0023780

Um calçado com uma estrutura de sola com aberturas formadas através do mesmo é revelado. O calçado inclui um cabedal para receber o pé de um usuário e uma estrutura de sola fixa ao cabedal e geralmente posicionada abaixo do pé. A estrutura de sola tem pelo menos uma abertura formada nesse lugar que se estende pela estrutura de sola. A aberta formada através da estrutura de sola expõe a superfície plantar do pé ao chão quando o artigo é usado, e é construída para permitir o contato entre a superfície plantar do pé e o chão.

 

SAPATO DOBRÁVEL COM SOLA DE DURÔMETRO MÚLTIPLO

Inventores: Wendy Arnone, Marshall Morrison

Número: US 2012/0030972

Uma sola de sapato dobrável de durômetro múltiplo e método de criar composições de durômetro múltiplo, inclusive solas de sapato. Um uma materialização preferida, uma sola de sapato é criada com duas composições diferentes de durômetro do poliuretano, uma tendo uma dureza de 10 durômetros shore A e uma de 90 durômetros shore A. a sola em si é criada sem adesivos, água ou compressão e é fixa por ligações químicas da própria composição.

 

CALÇADO PARA AUMENTAR A ESTABILIDADE E O DESEMPENHO LATERAL

Depositante: Nike

Número: US 2012/0023787

Um calçado com formas de perfil de múltiplos cortes transversais dispostos em uma borda externa periférica de uma sola é revelado. Os formatos múltiplos de perfil de corte transversal na borda externa periférica da sola podem ajudar a aumentar o desempenho e estabilidade lateral de um usuário.

 

UNIDADE DE SOLA PARA CALÇADOS E CALÇADO COM A MESMA

Depositante: Gore W L & ASS GMBH

Número: EP 2413728

A invenção se refere a uma unidade de sola permeável a água e vapor (15) incluindo uma camada de sola (41) que é construída com um material de solado e que é possivelmente composta por uma pluralidade de partes e/ou feita com partes de sola colocadas por baixo, onde a espessura da camada de sola é reduzida dentro de uma área periférica por meio de um recesso (43) que se estende do topo da camada de sola (41), e a camada de sola fornecida com aberturas na camada de sola (45) que se estendem pela espessura. A unidade de sola (15) inclui uma camada de barreira permeável ao vapor e água (47) que é colocada pelo menos parcialmente no recesso (43) da camada de solado (41) e que se estende somente sobre uma altura parcial do recesso (43), onde a camada de barreira é construída com um material de barreira desenhado para evitar a penetração de corpos estranhos. A unidade de sola (15) inclui uma camada de conforte permeável ao vapor e a água que é colocada em cima da camada de barreira (47) no recesso (43) e que é construída com um material confortável que tem baixa rigidez e/ou um menor peso especifico que o material de sola.

 

SOLA DE SAPATO PARA AUMENTAR A INSTABILIDADE

Depositante: New Balance

Número: EP 2410886

Uma sola de sapato e um sapato são fornecidos contrabalançar o equilíbrio de lado para lado de um usuário para encorajar o condicionamento e a tonificação de um usuário. A sola inclui uma espessura de entressola que sustenta e suporta o pé, e uma entressola superior cortada na sua parede lateral periférica em volta do calcanhar para definir um entalho horizontal. Uma porção de entressola inferior tem um “corte” correspondente na sua superfície superior que dispõe em ângulo para baixo e para fora do entalho. A profundidade do entalho forma uma porção de equilíbrio entre os entalhos colocados centralmente e lateralmente que é mais estreita que a espessura da entressola, assim forçando o usuário a ajustar a caminhada para manter o equilíbrio sobre a porção de equilíbrio. Uma estrutura com uma porção de base pode ser colocada ao longo do entalho com extensões que se estendem para cima e para baixo colocadas ao longo da parede lateral periférica. A estrutura pode incluir molas de lamina que se estendem transversalmente por uma porção central de entressola.

 

SALTO PARA SAPATO

Depositante: Haupt Veronica

Número: EP 2421396

A invenção fornece um salto para um sapato incluindo uma extremidade presa a um sapato e uma base com uma ponta de salto na sua extremidade livre. A base é móvel em relação à extremidade presa, com a base e a extremidade presa conectadas por elementos telescópicos. Um cilindro de auxilio colocado dentro do salto é feito com um buraco de chave desenhado para encaixar uma chave na extremidade de um pino quando o buraco e a chave estiverem alinhados. O cilindro e o pino são configurados para segurar o salto em uma condição retraída quando o pino for retirado do cilindro. A invenção também fornece um mecanismo para rotacionar o pino com a sua chave e o cilindro com o seu buraco de chave, alinhado para permitir o movimento do salto entre as condições retraída e estendida.

 

SOLA DE SAPATO TRANSPIRANTE

Depositante: Vibram

Número: EP 2 466 763

Sola transpirante para sapato, incluindo um primeiro elemento, em contato direto com o chão, feito com buracos, um segundo elemento sobreposto ao primeiro elemento e feito com pelo menos uma base para um suplemento transpirante autofechando em contato com a umidade, esta base sendo feita com buracos , um terceiro elemento, sobreposto ao segundo elemento, feito com aberturas feitas nessa base, um quarto elemento transpirante colocado em contato direto com a sola do pé, os buracos supracitados, o suplemento supracitado e as aberturas supracitadas definindo um canal de passagem para o ar e umidade.

 

UMA MONTAGEM DE SUPORTE DE SOLA DE MULTICOMPONENTES PARA SAPATOS ESPORTIVOS

Depositante: Andreas Bennert

Número: EP 2 454 959

Uma montagem de sola para um calçado esportivo, especialmente intencionado para correr. Uma materialização preferível inclui um solado (20) e uma entressola (10), onde a entressola inclui um elemento de suporte de armação (3), um elemento oscilador de calcanhar (2) e um elemento de arco de carbono (4). O elemento de armação de suporte da entressola é preferivelmente construído de uma primeira espuma de densidade de etil vinil acetato (EVA), se espalhando praticamente sobre o total comprimento e espessura do pé. O elemento oscilador de calcanhar (2) é preferivelmente construído de uma segunda espuma de densidade de EVA que é mais firme que a primeira. O solado da montagem de sola pode incluir um elemento lateral de borracha (5) e um levantamento de dedo (6). Uma estrutura de suporte da entressola é fornecida, onde o primeiro elemento de densidade de armação de suporte (3) e o segundo elemento de densidade oscilador de calcanhar (2) são posicionados de forma a criar uma ponte contínua do calcanhar à região frontal do pé para dar um suporte elástico adequado e controlar movimentos de torção do pé

 

SAPATO ELÁSTICO COM SOLA GIRATÓRIA

Inventor: Alexandre Elnekaveh

Número: US 2012/0119871

Uma sola de sapato elástico aperfeiçoada inclui um solado com uma parede lateral substancialmente inelástica com uma cavidade de salto. Uma plataforma substancialmente inelástica é localizada abaixo da cavidade de salto, e um conector conecta a plataforma à parede lateral. O conector tem um comprimento e uma espessura particular para manter a plataforma substancialmente abaixo da parede lateral quando a sola do sapato não estiver sob o peso do usuário. Quando trazida sob forças do peso de um usuário, o conector dobra e cede ao que a mola comprime para permitir que a plataforma deforme na cavidade do salto. Ao que o peso é removido, o conector e a mola fazem com que a plataforma deforme a cavidade de salto, induzindo a plataforma para baixo da parede lateral.

 

SOLA COM TAMANHO AJUSTÁVEL

Depositante: Nike

Número: US 2012/0110874

Uma sola com tamanho ajustável é revelada. A sola inclui uma região fixa e uma região ajustável. A região ajustável é deformável quando a sola é aquecida a um ponto de fusão associado à região ajustável. A forma e o tamanho da sola podem ser ajustada deformando a região ajustável.

 

FORMA PARA FABRICAR UM SAPATO

Depositante: Treksta

Número: US 2012/0110753

A presente invenção se refere a uma forma para fabricar um sapato, e a finalidade da presente invenção é fornecer um sapato confortável com uma boa sensação quando usado por um sapato usando uma forma com o mesmo formato que o de um pé humano durante a caminhada. Isso foi examinado usando dados biomecânicos do pé, mas especialmente, uma forma contendo: uma primeira porção saliente que é arredondada para frente e para cima em um lado da forma, correspondente ao dedão humano; uma porção convexa- côncava na parte frontal da forma, correspondente ao formato dos dedos restantes de um pé.

 

CALÇADO ALINHADO MAGNETICAMENTE

Inventor: Wilhein A. Heinrich

Número: US 2012/0124867

A presente invenção é direcionada a um par de sapatos e meios integrais de alinhamento de sapato incluindo um primeiro dispositivo magnético em uma posição selecionada ao longo da lateral da boca do sapato do pé esquerdo e um segundo dispositivo magnético fixo na lateral da boca do sapato do pé direito oposto ao primeiro dispositivo magnético. O primeiro e o segundo dispositivo magnético são posicionados para atrair e alinhar magneticamente o sapato do pé direito e o do pé esquerdo na posição adequada para a colocação do pé dentro dos sapatos magneticamente alinhados.

 

SAPATO PROTETOR

Depositante: Pointe Noir

Número: WO 2012/058725

Um item fino, flexível de calçado protetor que é apropriado para balé e dança moderna, geralmente. O sapato também poderia ser usado em exercícios ou aplicações atléticas. A cobertura inclui: uma porção de corpo com um cabedal elástico e uma sola que se adapta ao pé do usuário, uma pluralidade de mangas de dedos com as extremidades abertas que se estendem a partir da porção de corpo e cada uma adaptada para receber e estender sobre um único dedo, uma das mangas de dedo com uma porção alongada cobrindo pelo menos parte do dedão. As mangas podem ter comprimentos variáveis. A cobertura pode incluir uma pluralidade de zonas de conforto integradas à sola.

 

SALTO E SOLA SUBSTITUÍVEIS

Depositante: Kathryn Mary Hampson

Número: WO 2012/054981

Um calçado (10), um sapato ou uma bota, tem um solado (16) e/ou salto (14) substituível através de prendedores respectivos. O solado pode ser acoplado e desacoplado da parte de baixo do cabedal (12) ativando um membro (160, 206) que prende e solta das porções do solado. O salto pode ser preso ou solto do cabedal por um prendedor aparafusado como um prendedor de parafuso ou grampo (66A, 226) ou por um mecanismo que prende e solta (102) usando um furo e uma indexação (Fig. 9B). o sapato adaptável permite que um usuário substitua rapidamente a sola e/ou salto por uma combinação de sola/salto de altura, aparência e/ou finalidade diferentes.

 

SOLA DE SAPATO QUE PERMITE O PÉ RESPIRAR

Depositante: Bibo

Número: US 2012/0124861

A presente invenção se refere ao setor calçadista e mais especificamente a uma sola obtida por compressão ou injeção que permite que o pé respire graças a ação combinada de uma serie de elementos técnicos como hastes cilíndricas com capas relativas de câmaras de ar de base na forma de cones cortados e dispositivos de distribuição de compressão todos localizados embaixo de uma serie alternante de buracos moldados na sola.

 

SAPATO DE ABSORÇÃO DUPLA DE IMPACTO COM SALTO FACILMENTE SUBSTITUÍVEL

Inventor: Deok Ki Kim

Número: US 2012/0117824

Um principal objeto da presente invenção é permitir que qualquer um substitua um salto gasto ou estragado simplesmente puxando o salto inserindo um novo salto sem usar um adesivo separado ou uma ferramenta e um elemento de prender durante a substituição do salto. Outro objeto da presente invenção é para prender de forma segura um salto substituído e restringir o salto nas direções horizontal, vertical e para frente e para trás enquanto em uso para evitar a separação e o desengate, assim aumentando a usabilidade. Ainda outro objeto da presente invenção é para reduzir custos com conserto de sapatos uma vez que o salto do sapato é substituído e resolver qualquer inconveniência e problema envolvidos ao pedir o conserto para um profissional da área, assim motivando clientes a comprar sapatos, assim como aumentar a vida útil dos mesmos, consequentemente melhorando o valor econômico e sendo ecologicamente correto. Em particular, a invenção é adaptada para sapatos de corrida pois o salto tem um amortecedor inserido nele e pode absorver duplo impacto, assim aumentando a função do sapato.

 

SOLA PARA SAPATO COM UM OU MAIS ELEMENTOS VERTICAIS DOBRADOS UM SOBRE O OUTRO, EXTENSÍVEIS E ADAPTÁVEIS À ESPESSURA DIFERENTE DA FORMA DE MONTAGEM DO CABEDAL E PARA A VARIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DO PÉ, MESMO PERMANENTEMENTE

Depositante: Al.Pi.S.R.L.

Número: WO 2012/059142

A presente invenção se refere a indústria calçadista e mais especificamente a uma sola feita em uma única moldagem feita de um material não rígido mas elástico com um ou mais elementos verticais dobrados um sobre o outro de tal maneira que a extensão horizontal se adapta mecanicamente à espessura da sola para a espessura diferente das formas de montagem do cabedal de um sapato e também permite a adaptação da espessura da sola para a variação da conformação dos pés gerada por inchaços diários deixando a flexibilidade normal e o conforto do sapato inalterados com a possibilidade do usuário estabilizar a espessura da sola para a possível deformação do pé pela injeção- de fora para dentro da cavidade interna- de um material de fluido de espuma de dois componentes que, sob a solidificação dentro de poucos minutos, bloqueia qualquer parte alargada da sola para a conformação ou deformação dos pés do usuário.