Instituto By Brasil: Inovação para o Setor de Componentes para Calçados
Programa Origem Sustentável
INTRODUÇÃO
Sustentabilidade é um termo que passou a fazer parte do vocabulário corporativo, no dia a dia das empresas. Não é mais uma expressão marginal, focalizada em temas puramente ambientais. É uma expressão recorrente na realidade cotidiana de empresas, governos e sociedade como um todo.
Muitas empresas falam em sustentabilidade, mas é preciso entendê-la em toda a sua abrangência. Não é somente responsabilidade social, filantropia ou preocupação com o meio ambiente, mas sim uma nova forma de obter sucesso, gerando valor para a sociedade.
Praticando estes princípios, as empresas perceberão que sustentabilidade combina com rentabilidade.
Diante da necessidade da incorporação da sustentabilidade nas empresas, a Abicalçados e a Assintecal estruturaram o Programa Origem Sustentável, que compreende um sistema de certificação para empresas.
Os principais objetivos deste programa são:
- Propiciar aos fabricantes de calçados, fornecedores e varejo um maior engajamento em questões de sustentabilidade.
- Ampliar as oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis.
- Alinhar a indústria de componentes de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade como SAC, Biocalce, DOW Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa entre outras.
DESCRIÇÃO DOS PILARES E SEUS RESPECTIVOS INDICADORES
Buscando dar uma abrangência ampla ao programa, foram estabelecidos critérios, aqui denominados “indicadores” que estão organizados segundo os quatro pilares de Sustentabilidade:
- Econômico: Inclui ações tomadas pelas empresas, relacionadas aos seus resultados econômicos, aos direitos dos acionistas e investidores, à competitividade do negócio e à relação entre as empresas, seus stakeholders (clientes, fornecedores etc.). Este pilar pode ser assim definido: ações no presente que afetam a perenidade do negócio ao longo do tempo (Prosperidade).
- Ambiental: Inclui ações de “Cuidado com o Planeta”, desde a interação e a proteção do meio ambiente, com os recursos renováveis, a eco eficiência, a gestão de resíduos e riscos, que não comprometem o capital da natureza, nem a preservação do negócio.
- Social: Incluem ações que podem afetar todos os membros da sociedade, a “dignidade humana”, incluindo-se aí direitos humanos e trabalhistas, emprego, distribuição de renda, envolvimento comunitário, equilíbrio social, diminuição da pobreza e da violência, transparência e postura ética.
- Cultural: no contexto deste Selo, referem-se a técnicas artesanais, materiais locais, tradições e história. A evolução no selo prevê, primeiramente, a preocupação com a cultura da empresa (considerando os itens acima), evoluindo para a inserção de elementos da cultura local, regional ou nacional em produtos, serviços ou atividades da empresa. Inclui ações por meio das quais as empresas, comunidades e pessoas manifestam sua identidade, preservam e cultivam conhecimentos (know-how), tecnologias, tradições e costumes (cultura) de geração para geração, incluindo o acesso à educação e a bens culturais.
Confira os indicadores de cada pilar através do site:
https://www.origemsustentavel.org.br/site/indicadores
NÍVEIS DA CERTIFICAÇÃO
A certificação está estruturada em níveis, com o objetivo de ser um programa inclusivo, ou seja, todas as empresas poderão obter o selo, porem cada uma de acordo com o estágio em que se encontra com relação à incorporação da sustentabilidade em seus processos.
O Selo Origem Sustentável contempla 5 (cinco) níveis:
- Branco: O Selo Branco é concedido quando o Pedido de Adesão do fabricante é aceito, mediante assinatura do Termo de Compromisso. Indica portanto, que o fabricante aderiu à certificação.
- Bronze: O Selo Bronze é concedido a uma empresa mediante o atendimento de questões expressas em um questionário de autoavaliação. Se a empresa obtiver a pontuação necessária nos quatro pilares, poderá ser certificada com o nível Bronze.
- Prata: O Selo Prata é concedido à empresa se esta, ao responder o questionário de autoavaliação, obtiver indicação para o nível prata. Esta indicação, no entanto, deverá ser confirmada em auditoria específica a ser realizada na empresa.
- Ouro: O Selo Ouro será concedido a uma unidade fabril se esta realizar a autoavaliação e obtiver a pontuação necessária com indicação para o nível do Selo Ouro. Esta indicação será comprovada mediante auditoria na empresa.
- Diamante: O Selo Diamante é concedido a empresa se esta realizar a auto avaliação e obtiver a pontuação necessária com indicação para o nível do Selo Diamante, com evolução de no mínimo dois anos, comprovada por auditoria .
Com relação aos critérios para os níveis de certificação, estão estabelecidos da seguinte maneira:
· Nível Bronze: a empresa cumpre número de Indicadores Obrigatórios acima da média;
· Nível Prata: a empresa cumpre número de Indicadores Obrigatórios e Muito Importantes acima da média;
· Nível Ouro: a empresa cumpre todos os indicadores acima da média;
· Nível Diamante: a empresa cumpre todos os indicadores acima da
média com comprovação de evolução nos últimos dois anos.
Obs. Para os níveis prata, ouro e diamante, a empresa auditora exigirá documentos comprobatórios que atestem o atendimento dos indicadores específicos ao nível requerido. As entidades credenciadas para auditar as empresas são a ABNT e a SGS.
PROCEDIMENTOS DE ADESÃO E PEDIDO DO SELO ORIGEM SUSTENTAVEL
O processo de adesão ao Selo origem Sustentável e obtenção da certificação é contínuo e progressivo. A evolução da empresa no atendimento aos requisitos para o Selo que possui, contribui para a obtenção do Selo do nível seguinte.
No processo são envolvidas as seguintes entidades:
- Gestora: entidade responsável pela gestão do Selo Origem Sustentável. Suas atividades incluem o gerenciamento do Sistema de Auto Avaliação do Selo, o credenciamento de instituições certificadoras e a emissão do Selo Origem Sustentável. A instituição que exerce este papel é o Instituto By Brasil.
- Entidades Parceiras: a Assintecal e a Abicalçados são responsáveis pela divulgação do Selo e pela mobilização de seus associados para participarem do programa.
- Fornecedora, Fabricante e Varejo: empresa que produz e vende componentes, calçados ou artefatos vinculados à indústria da moda.
- Auditora: empresa responsável pela auditoria da unidade fabril do fabricante que solicitou o Selo Origem Sustentável e pelo encaminhamento dos resultados para fins de emissão do Selo no caso da unidade atender aos requisitos estabelecidos para tal.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA AUDITORIA EXTERNA PARA OBTENÇÃO DOS SELOS PRATA, OURO E DIAMANTE
Uma autoavaliação realizada para obtenção do Selo Bronze pode ser válida para pleitear os demais níveis do Selo se sua pontuação atingir o número de pontos obrigatório para tal. Se isso acontecer, pode-se iniciar o processo de auditoria externa. Se a pontuação não for suficiente, os processos contemplados devem ser revistos pelo fabricante e então deve ser realizada nova autoavaliação.
Uma vez que a avaliação atingir a pontuação necessária, o fabricante pode solicitar o selo que deseja – Prata, Ouro ou Diamante. A entidade gestora lhe envia então informações sobre procedimentos de certificação, incluindo contatos nas instituições auditoras credenciados para que ele possa selecionar e contratar a auditoria.
A entidade auditora, mediante contrato elaborado com o fabricante, inicia o processo de auditoria solicitando a documentação referente à unidade fabril em questão. São os documentos comprobatórios relativos a processos administrativos, produtivos e operacionais e devem comprovar as informações fornecidas para obtenção do Selo (por exemplo, contas de luz que comprovem a redução do uso de energia elétrica para um mesmo nível de produção). Cabe à auditoria averiguar esses documentos e, quando necessário, solicitar informações complementares.
Quando a documentação estiver completa, pode-se proceder ao agendamento da auditoria. A realização desta inclui uma ou mais visitas da equipe auditora à unidade fabril requerente.
Ao fim do processo, a certificadora elabora um relatório emitindo um parecer sobre a adequação dos processos administrativos, produtivos e operacionais aos exigidos para o nível do Selo Origem Sustentável solicitado . Esses resultados são encaminhados ao fabricante e à entidade gestora a qual emitirá o Selo correspondente ao parecer.
O fabricante, com relatório e parecer da entidade certificadora em mãos, pode efetuar a sua análise e definir os próximos passos para continuidade do programa.
IMPORTANTE
O detalhamento dos indicadores e a documentação comprobatória necessários para o atendimento de cada nível do Selo Origem Sustentável estão contidos no regulamento do programa.
Solicite maiores informações junto aos gestores do selo, entrando em contato por e-mail com:
institutobybrasil@institutobybrasil.org.br,
relacionamento@assintecal.org.br ou
Confira as empresas que já aderiram ao selo:
-Bibi Calçados
-Cipatex
-Dian Patris
-Dublauto
-Endutex Brasil
-FCC
-JR Dublagens
-Jotaclass
-Killing
-MK Química do Brasil
-Prisma
-Piccadilly